segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Ilustração do Livro acontece hoje!

É hoje meu bate-papo sobre a ilustração do livro!!
Às 19h no Cento Cultural Erico Veríssimo (Andradas, 1220, 4º andar)
Faz parte do ciclo de oficinas "O design do Livro", na Feira do Livro de Porto Alegre.
São só 30 lugares. Divulgue, participe :)

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Feira do Livro de Porto Alegre



Segue minha programação para esta feira do Livro.
Estão todos convidados!


Este ano, além de dois lançamentos, vou participar de um ciclo de oficinas, falando sobre a ilustração de livros.



quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Zefirelo e seus amigos!

Tem cheirinho de livro novo aqui em casa!! Acabei de receber os exemplares de "Zefirelo e seus amigos", o terceiro livro do sapo muito legal criado pelo Péricles, ilustrado por mim e publicado pela Editora Mediação.

Ele será lançado na Feira do Livro de Porto Alegre, dia 06 (domingo), às 15:30 no QG dos Pitocos.

(ganha um beijo de sapo quem encontrar uma pata de gato nessa foto).

Abaixo, algumas de minhas ilustrações preferidas, só para atiçar a curiosidade... Quer mais? Aparece lá no lançamento, vai!!





Ah, é bacana contar que esse foi o primeiro livro que ilustrei depois do curso. Aproveitei para aplicar algumas técnicas nos esboços e fazer os bonecos de massinha, que me ajudaram a visualizar os melhores ângulos e proporções para alguns desenhos. Vou postar aqui os gorduchinhos...


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Eu Cuido com Carinho...


Há alguns dias recebi em casa os dois livros que ilustrei para a Caramelo, selo infantil da Editora Saraiva. "Eu cuido com carinho do meu cão" e "Eu cuido com carinho do meu gato" são voltados para as crianças que tem bichinhos e foram escritos pelo Alexandre Rossi (o Dr Pet, conhecem?) e Regina Rheingantz Motta. Os livros já estão à venda e foram uma delícia de ilustrar!! Felpudo aprovou ;-D










Sobre o curso na Central Sant Martins


Hoje vou contar um pouquinho sobre as aulas que tive na Central Saint Martins, em Londres. Acho bacana para quem estiver pensando em fazer algo do tipo.

Foram dois módulos: Children's Books Illustration e Children's Books Illustration - Advanced, cada um com uma semana de duração e aulas intensivas (manhã e tarde). Eu tinha recomendações sobre a universidade, que é super conceituada por lá e específica de artes e design, mas tinha um pouco de receio pois não conhecia a professora April Wilson ou alguém que tivesse feito o curso.

Em geral, as aulas superaram minhas expectativas. Acredito que para alguém que esteja iniciando nessa área específica (mas que já tenha conhecimentos de design, ilustração...) seja ainda mais útil, pois tinha vários colegas iniciantes. Mas mesmo para quem já é ilustrador, é útil para organizar o conhecimento de todo o processo de produção do livro, para abrir a cabeça para novas metodologias de trabalho e para se ter uma idéia sobre o mercado europeu, que é uma realidade bem diferente da nossa.

Fiquei fascinada com todas as possibilidades com que "brincamos": para quem está acostumada a ilustrar  livros tradicionais, montar livros pop-up, livros com recortes ou com todos os formatos imagináveis foi pura diversão! Claro que é pouco provável usar esse conhecimento aqui no Brasil, onde esse tipo de livro é quase sempre importado. Mas faz a gente lembrar que não há limites para criar.

Já algumas técnicas de produção eu achei super úteis e incorporei assim que retornei ao Brasil, como montar bonecos de massinha ou simular cenários para resolver alguns ângulos e iluminações mais complexos em ilustrações específicas. Já é o segundo livro em que estou usando esses recursos, e isso está fazendo bastante diferença nas imagens finais!

Sobre o segundo módulo, confesso que achei um pouco repetitivo. Mudamos os exercícios, as técnicas, os materiais mas em essência a estrutura/conteúdo das aulas seguiu o mesmo. Mas alguns colegas gostaram.
Bem, acho que é isso. Qualquer coisa mais que quiserem saber, é só me perguntar ;-)

Obs: vou ficar devendo as fotos, pois as aulas foram super corridas e mal dava tempo para acabar os exercícios... hehehe.