terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Um dia na Vila do Parque Santa Anita

Passei manhã e tarde de 16/dez na Vila do Parque Santa Anita, em Porto Alegre, desenvolvendo oficinas com crianças em situação de risco e vulnerabilidade social.

O convite partiu da Shirley, que trabalha por lá com contação de histórias e arteterapia, entre outras atividades desenvolvidas pelo SASE (Serviço de Apoio Sócio-Educativo, programa que atende as crianças no turno inverso ao escolar) e organizadas pela ASMOVISA - Associação dos Moradores do Parque Santa Anita.

Usei O Sapo Zefirelo, o primeiro livro que ilustrei, para explicar para as crianças (entre cinco e nove anos de idade) que o livro infantil se compõe de dois elementos - texto e imagens - para contar uma história. Entendido isso, lancei o desafio de cada criança construir seu "livro", criando um personagem e contando uma pequena história com imagens e/ou textos distribuídos nas páginas de uma folha A4 dobrada. Valia de tudo, só não podia copiar, e sim deixar a imaginação solta.

Alguns eram super despachados, montavam seus livros, ajudavam os colegas, criavam histórias lindas, davam beijos e pediam fotos. Vontade de levar pra casa aquelas fofuras!!! Outros, rebeldes, exigiam bastante disposição das monitoras, brigavam, se emburravam em um canto, eram até expulsos de aula... me fazendo pensar o quanto dessa rebeldia não era causada por outros problemas em casa, pela realidade difícil que eles vivem. Os tímidos e inseguros precisaram de atenção e persistência, mas me recompensavam com sutilezas, com pequenas quebras de barreiras: o livro-cópia deixado de lado, o esforço de olhinhos fechados para imaginar como é um cachorro, um pássaro, uma cobra... e o lápis finalmente no papel e o sorriso orgulhoso aberto no rosto.

Foi uma experiência e tanto! No final, toda a produção virou um "livro" maior, que ficou no acervo da instituição e que as crianças podem rever quando quiserem. Fizemos algumas fotos, que posto assim que receber.

Um ótimo 2010 a todos!! Que a chama das nossas velas sirva não só para iluminar nossa própria caminhada, mas que ajude também a acender as velas daqueles que estão em nosso caminho.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Lançamento duplo na Feira do Livro

Nesta Feira do Livro de Porto Alegre, tivemos um lançamento "2 em 1": no mesmo horário, autógrafos dos livros O Último Guardião de Léia Cassol, e Dandara o Dragão e a Lua, de Maíra Suertegaray. Prevenida, fiz um carimbinho personalizado que valeu ouro: vieram mais de 300 crianças, além do Urbim, patrono desta Feira do Livro, familiares e amigos queridos. Sucesso total!!

 
 
 
 

Contação e "desenhação" de história

Nesta Feira do Livro em Porto Alegre, em novembro de 2009, fizemos uma contação de histórias diferente: enquanto o Péricles contava a história do Sapo Zefirelo, eu desenhava com giz de cera em um flipchart. Foi um bate-bola ótimo de palavras e imagens, contando com o desenho para as crianças "adivinharem" partes da história. Seguem alguns registros dessa bela experiência.

 
 
 

Dandara, o Dragão e a Lua

Ilustração e projeto gráfico do livro de Maíra Suertegaray, pela Editora Cassol. Mesclei desenhos de pastel oleoso com colagem de materiais mil: papéis coloridos, tecidos, lantejoulas e miçangas, cordas, botões, purpurina, algodão pintado... tudo colado sobre uma base de papel kraft, na forma de pequenos quadros.

 
 


 

O Último Guardião

Depois de assumir a continuidade dos personagens Beto e Fê, de Léia Cassol, é a hora de ilustrar e montar o quarto livro da série. A capa foi feita com pastel seco sobre Cansol azul escuro, e para as ilustrações internas usei grafite. Diagramei com o InDesign e adorei, o software é mesmo muito prático para publicações com mais texto.

 
 
 

Ilustra Brasil 6

Em setembro de 2009 fui pra São Paulo conferir a exposição do Ilustra Brasil 6. Muitos trabalhos incríveis e contato com vários ilustradores de primeira :-) Fiquei com pena de não poder ter ficado mais dias para assistir às palestras. Mas já valeu! Abaixo, foto da criadora orgulhosa ao lado de sua "criatura" - uma imagem do Uma Graça de Traça.

(foto por Marlowa)

Lançamento do livro As Caveiras Transviadas

Foto do lançamento, que foi em outubro de 2009 no Espaço Confiança em Porto Alegre.

As Caveiras Transviadas

Ilustração e projeto gráfico do novo livro de Lisete Johnson, também pela editora Razão. Mantive a identidade visual do primeiro, tanto no projeto gráfico quanto na técnica, que mescla desenhos feitos à mão com pintura digital. Pude brincar bastante com a luz e sombra e mesclar tons vibrantes e sombrios neste livro!

 
 
 

Feira do Livro em Nova Bassano

Em junho de 2009, participei da Feira do Livro em Nova Bassano, para divulgação dos livros Uma Graça de Traça de Carlos Urbim e Minha Mãe é Diferente de Thais Picada. Abaixo algumas fotos!

 
 
 
 
 

Lançamento do livro Uma Graça de Traça

Algumas fotos do lançamento, que foi em 2008 na Casa de Cultura Mário Quintana em Porto Alegre, e contou com uma peça de teatro da Biblió.

 
 
 

Lançamento do livro Minha mâe é Diferente

Algumas fotos do lançamento, que foi em julho de 2009 na Palavraria, em Porto Alegre.

 
 

Uma Graça de traça

Ilustrações para a nova edição do livro de Carlos Urbim, pela editora WS. Foram feitas colagens com todo o tipo de material (tecidos, papéis, lã, papel de bombom, miçangas, fitas...), junto a  desenhos de caneta sakura pintados com lápis aquarelado. Tudo isso montado sobre bases de kraft cobertos de acrílica. Meu primeiro trabalho com "originais" de verdade :-)


 
 
 
 
 
 
 
 

Minha Mãe é Diferente

Ilustrações, projeto gráfico e diagramação do livro de Thais S. Picada, editora WS. A capa foi desenhada à mão e colorida digitalmente, e as ilustrações de miolo foram feitas em caneta e aguada e transformadas digitalmente para 2 cores, que vão variando no livro conforme o humor dos personagens.